Preparação física
DICAS DE PREPARAÇÃO FÍSICA.
Pela importância da preparação física na obtenção de resultados nos esportes de rendimento e pela escassez de publicações especificas ao Taekwondo, este artigo visa auxiliar os atletas, técnicos e preparadores físicos na elaboração de programas de treinamento.
1- O ponto chave na elaboração de um programa de treinamento é a avaliação física , pois é através dela que se pode estabelecer a real condição física do atleta.
2- Procure manter seu peso corporal próximo ao da categoria de peso que compete, pois, o trabalho de emagrecimento e dieta restrita antes de uma competição, fará com que você chegue na competição, mais cansado e fraco.
3- Periodize os treinamentos, ou seja, varie a intensidade e o volume das sessões de treinamentos dentro de um período de preparação para as principais competições. Isto evita que o organismo do atleta ‘ se acostume’ aos treinos, resultando em um menor nível de condicionamento físico.
4- De uma atenção ao descanso, pois é nesta fase que o seu organismo se recupera dos treinos e se prepara para as próximas sessões de treinamentos. O excesso de treinamento leva ao overtaining ou super treinamento, que tem efeitos diretos em seus treinos, piorando os resultados e aumentando as chances de lesões.
5- Atualmente a musculação é utilizada pela grande maioria de preparadores físicos, inclusive nos de artes marciais. Através dela pode se melhorar os níveis de força, de resistência muscular localizada e a potência, alem de auxiliar na prevenção de lesão tendíneas, ligamentares e musculares. A musculação deve fazer parte da rotina de treinos de todos os atletas durante todo o período de treinamento.
6- Não é recomendado fazer musculação imediatamente antes do treino técnico, pois a fadiga causada pelo treino afeta o Sistema Nervoso Central, diminuindo a aquisição da técnica.
7- O trabalho aeróbio é importante para os atletas, principalmente na fase inicial da preparação e também logo após as mesmas, para auxiliar na recuperação. Com uma boa condição cárdio respiratória seu organismo suporta melhor os treinos e se recupera mais rapidamente deles, porém, não super enfatize o treino aeróbio, pois o atleta de Taekwondo não precisa de uma capacidade respiratória de um maratonista.
8- É Preferível fazer o trabalho aeróbio após os treinos de musculação ou de técnico, pois assim, o glicogênio muscular necessário para estas atividades é poupado. Este treino sendo realizado neste momento facilidade a utilização da gordura como substrato enérgico.
9- O alongamento é muito importante na prevenção de lesão e na preparação para uma sessão de treino . Habitua-se a realiza – lo antes, durante e após as sessões de treinos.
10- A flexibilidade também deve fazer também deve fazer parte do programa de treinamento, porém, evite treina-la após um treino de força.
11- Tente manter a alimentação o mais natural possível, evitando frituras, bebidas gasosas e alcoólicas e doces, porque estes alimentos atrapalham seu rendimento atlético. Na dúvida, consulte um nutricionista, se possivel.
Autor : Marçal Guerreiro do Campos Filho.
Professor Especialista em Treinamento Desportivo.