Pesquisar no site

Contato

Mestre Ricardo Zimmer

45-3226-5112
45-9937-0382

zimmertkd@hotmail.com

PLANEJAMENTO EM LONGO PRAZO PARA TREINAMENTO DE JOVENS

26/02/2010 10:41

 

    Como sabemos e entendemos todo aspecto técnico tático do taekwondo , vem a pergunta , como por em pratica um treinamento para alcançar resultados? A resposta vai depender de quais são seus objetivos e metas a serem alcançados para assim começarmos a treinar os atletas.

    É fundamental na composição de um treinamento de alto nível, estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo dentro de um treinamento planificado e periodizado.

    O Planejamento em longo prazo para treinamento de jovens consiste na adequação das cargas de treinamento por meio do volume, da intensidade e da freqüência de treinamento, tendo o cuidado com a proporção de aplicação das cargas gerais e especificas e procurando especializar no momento mais adequado.

    No planejamento em longo prazo devemos considerar 4 fatores importantes:

·        Quantidade de anos de treinamento sistemático para o atleta obter o alto rendimento,

·        A média de idade na qual o atleta atinge o alto nível,

·        Nível de capacidade em que o atleta indica sua preparação.

·         A idade, na qual o atleta inicia o treinamento especifico.

 

    Nesta tabela elaborada por BOMPA (2002) podemos entender as fases ou periodizações do treino em longo prazo:

       

                GERAL                                                         ESPECIFICO

 Treino geral (04-06 anos)                        especialização (15-18 anos)

   Iniciação esportiva (07-10 anos)            alto desempenho (19 anos a mais)

 Formação atlética (11-14 anos)

 

    Programa de treinamento nestas fases:

    No treino geral e iniciação devemos nos deter somente a exercícios multilaterais, treinos que abordem aspectos físicos e técnicos com muitas variações, e que tenham pouca relação com a luta, e nenhuma relação com competição. Procurar desenvolver nesta fase as capacidades motoras como flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio.

    Na formação atlética é prioridade elevar moderadamente a intensidade e volume do treino, exemplo se no treino geral eram feitas duas aulas, neste período aumentaremos para quatro. Inserir exercícios específicos como elementos táticos simples associados a habilidades técnicas. Segundo Gomes (2002) para que haja condições ideais de treinabilidade é necessário estimular transformações progressivas no organismo.

    No treinamento especializado, aumentos do volume dos exercícios específicos devem ser maiores que os gerais, para o desenvolvimento dos aspectos técnicos e táticos, alem de explorar as capacidades físicas especificas do taekwondo. Nesta fase e que ocorrem as modificações mais significativas.

    No alto rendimento eleve a intensidade dos exercícios específicos, as cargas dos exercícios gerais somente serão aplicadas no inicio do período de preparação. Exigir dos atletas o aperfeiçoamento das habilidades tecnicas e táticas especificas do taekwondo.

    Segundo Weineck (1999) o treinamento para iniciantes deve conter uma variabilidade de estímulos o que resulta no aumento da abrangência e da intensidade de um treinamento, já a variação dos estímulos num treinamento de alto desempenho é bem menor, sendo que os estímulos variam em torno de uma media elevada, de acordo com o desempenho individual.

    Nas etapas iniciais, quando a grandeza total de influencias e treinamento está longe dos limites máximos o aumento de volume e treinamento pode representar até 30 a 40% enquanto no nível superior o aumento do volume de treino é de 15 a 20% e a intensidade de 6 a 15% , isso explica o desenvolvimento mais rápido no inicio dos treinamentos, e com a treinabilidade o nível do atleta se mantém tendo poucas modificações, ai é que entram os treinamentos específicos e o treinamento de tecnicas diferenciais, a análise do oponente e o equilíbrio emocional, que fazem o atleta ser o melhor.